Geciano Vieira
Esporte


Junior Mariano
Criminalística


Deoclecio Neto
Religião & Politica


Rey Mendes
Literatura


Carlos Eduardo
Interior


Major Elizete
Ponto de vista


Elpídio Jr
Primeira Capital


Jackson Coêlho
Jornalismo de rua


Valdete Santos
Fé em foco

Confirmado 5º caso de mormo e animal será sacrificado no interior do Piauí

 município de União teve o primeiro caso de mormo confirmado pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, a ADAPI. A doença infecto-contagiosa atinge equinos outros animais e o homem. Este é o quinto caso confirmado no Piauí.

Os outros casos foram na capital Teresina e em Altos. Nesta quarta-feira (02) será enviada uma equipe para o local onde será feita a coleta e o material será enviado para laboratório em Recife.

Em União, o caso foi registrado em uma propriedade rural e uma égua teve que ser sacrificada para controle da doença.

Segundo a ADAPI, estão sendo feitos testes em animais das propriedades vizinhas, para descartar novas infecções.

O que é a doença:

Mormo ou lamparão: doença infecto-contagiosa que acomete os equídeos (cavalos, burros e mulas), e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao homem. É causada pela bactéria Burkholderia mallei, e pode ser transmitida pelo contato com animais infectados.

Transmissão: a bactéria entra no organismo através da pele e das mucosas dos olhos e nariz. Profissionais que manejam estes animais, ou manipulam amostras contaminadas (veterinários, tratadores de equinos, funcionários de abatedouros e laboratoristas), têm maior risco de contrair a doença.  

Sintomas no homem: Os sintomas no homem são febre, dores musculares, dor no peito, rigidez muscular e cefaleia. Podem ainda ocorrer lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e diarreia.

Redator

Formado em Ciência da Computação, Jornalista, Designe, Casado, 35 anos. Redator Geral do Site Colônia News, Coordenador de propaganda e estrategista Politico. Whatsapp: 89 99439 - 9313

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *